VIVER EM BRAGA, É VIVER BEM!

#bracarense #bracaraugusta

  • Cidade Portuguesa
  • Situada no Norte de Portugal
  • Sede de município com 183,4 km² de área
  • 848.165 habitantes
  • Centro da antiga região do Minho
  • Capital Europeia da Juventude

Considerada uma das mais jovens cidades europeias, Braga tem a capacidade genuína de conjugar a sua História milenar a uma juventude e vitalidade fortificante.

De Bracara Augusta aos nossos dias, Braga sempre assumiu um papel regional e central estratégico. A sua privilegiada localização geográfica, o seu dinamismo, nível económico, cultura, conhecimento e tecnologia, fazem da cidade de Braga um excelente sítio para se viver!

Todos estes factores descritos anteriormente, levam com que seja possível que todos os seus habitantes obtenham uma excelente qualidade de vida em todos os critérios: saúde, educação, emprego, segurança…

Com todo o apoio da Câmara Municipal de Braga, fomentar todos estes critérios e outros procurando a máxima satisfação das necessidades e expectativas dos seus habitantes é o principal objectivo de Braga.

“O conhecimento, a criatividade e a inovação são hoje essenciais no desenvolvimento económico, social e cultural de Braga.

Braga oferece um ambiente criativo e inovador, orgânico, dinâmico e aberto que permite, não só fixar e captar novos residentes, como atrair novos investimentos e novos visitantes  que reconhecem a atratividade do destino Braga.

Pela sua autenticidade, pela sua identidade, mas também pela sua inigualável capacidade de se renovar e se reinventar perante novas realidades que se apresentam.

A par da ação municipal de fomento e de estímulo à inovação e ao capital criativo, Braga oferece condições tecnológicas que lhe reforçam esta identidade: um ambiente académico de topo, reconhecido internacionalmente no âmbito tecnológico e da exploração das artes digitais; o International Nanotechnology Laboratory, um laboratório de projeção internacional, único a nível mundial, que desenvolve a sua atividade no âmbito da nanociência e nanotecnologia; um tecido empresarial inovador e arrojado, marcado por empresas de renome na área das tecnologias da informação e comunicação, com projetos de internacionalização sustentada.

Braga possui uma vertente tecnológica acentuada, que a identifica e a diferencia, permitindo que cada vez mais ela se afirme no panorama nacional e internacional.”

Texto retirado de CM-BRAGA

Saiba mais sobre o tema AQUI

 

“Percebido o valor essencial da coesão social para o desenvolvimento sustentado de Braga, o Município considera as questões sociais estruturantes na ação municipal.

Atenuar as desigualdades, independentemente da sua índole, é apanágio deste Município, de modo a desenvolver uma Braga coesa, inclusiva, participada e feliz.

Braga é reconhecida como Autarquia Familiarmente Responsável, também pelas políticas sociais de apoio e proteção a este pilar da Sociedade: desde a infância à terceira idade, desde o apoio económico ao apoio psicológico, o Município procura acompanhar as famílias nos desafios que enfrentam, de modo a prevenir e corrigir as assimetrias sociais.

O Plano de Desenvolvimento Social 2016-2021 do Concelho de Braga, associa-se a uma estratégia de acessibilidade e promoção dos Programas e Projetos disponíveis, não só para os destinatários diretos do Plano mas também para a promoção e contínua relação com os diversos atores e entidades que promovem, de igual modo, a coesão social.

A par das políticas de inclusão e igualdade social, o Município atenta também à importância do Voluntariado na integração e promoção social. Braga orgulha-se de puder contar com um Voluntariado forte e unido, fruto de cidadãos solidários, participativos e responsáveis, que encontram, na ajuda ao próximo, um sentimento de alegria e realização pessoal.

Os serviços municipais de ação social estão estruturados de forma a garantir serviços acessíveis e, na medida do possível, ajustados às dificuldades dos nossos munícipes:

  • Gabinete de Atendimento e Encaminhamento Social
  • Gabinete de Inserção Profissional
  • Sistema de Informação e Mediação a Pessoas com Deficiência (SIMPD)
  • Banco Local de Voluntariado de Braga (BLV – Braga)
  • Banco Solidário de Braga
  • Gabinete Apoio ao Idoso (GAI)
  • Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga”

Texto retirado de CM-BRAGA

Programas de Ação Social

Cartão Família Numerosa

Braga a Sorrir

Enxoval de Bébé

TIC Sénior

Voluntariado de Proximidade

Inglês Sénior

Grupo de Cantares

Cartão

Café Memória

Braga +65

Avóspedagem

Ver mais

 

“O vasto património natural e ambiental do Concelho de Braga é motivo de orgulho para todos os bracarenses, mas também representa uma enorme responsabilidade de preservação e valorização ambiental.

Cientes que as sociedades modernas apresentam estilos de vida e padrões de consumo que nem sempre se coadunam com o meio ambiente, a Câmara Municipal de Braga projetou um modelo de ação ambiental assente em três vetores estratégicos:

  • A sustentabilidade dos Recursos

O Município tem feito uma forte aposta na sensibilização ambiental da população, dirigida sobretudo às crianças e jovens, com maior aptidão para a mudança de comportamentos e hábitos.

Pretende-se informar sobre os desafios que se apresentam a nível ambiental, mas também educar, sensibilizar para novos estilos de vida, mais saudáveis, mais sustentáveis para bem das gerações vindouras. Pretendemos consciencializar os bracarenses da importância que os seus comportamentos e hábitos de vida podem representar para a proteção e manutenção do meio ambiente.

A monitorização periódica dos indicadores ambientais, nomeadamente dos níveis de ruído, da qualidade do ar e da água, tem vindo a ser fomentada pelo Município no sentido de avaliar sistematicamente a qualidade ambiental do Concelho de Braga.

  • A Valorização dos Recursos Naturais

A identificação e valorização do património natural do Concelho tem sido paulatinamente concretizada no âmbito do plano de desenvolvimento estratégico e sustentável que o Município está a desenvolver.

O Plano Diretor Municipal de Braga, que entrou em vigor em 2015, é um dos alicerces desta política ambiental, sendo que hoje representa muito mais que um instrumento de planeamento, ordenamento e gestão do território. Ele é pedra central no compromisso para com as gerações futuras, na preservação, valorização e promoção deste Património.  

Este compromisso é bem visível nas medidas previstas, nomeadamente, na definição da Estrutura Ecológica Municipal, no aumento das áreas de Reserva Ecológica e Reserva Agrícola, na requalificação ambiental e urbana das margens dos Rios que atravessam o nosso Concelho; mas também na ampliação dos espaços verdes e de lazer, de modo a conciliar a valorização ambiental com o seu potencial lúdico e de usufruto.

A valorização ambiental conta também com estratégias de suporte de mobilidade integrada e sustentável, face ao crescimento no tráfego rodoviário concelhio.

  • O usufruto dos espaços

As paisagens naturais, as margens dos Rios Cávado e Este, os jardins e os espaços verdes de Braga, são cada vez mais uma marca que distingue a cidade e o concelho.

A sua fruição contribui para a saúde e bem-estar dos bracarenses, elevando a sua qualidade de vida, contribuindo também significativamente para a atração de novos residentes.

De igual modo, são muito apreciados por quem nos visita e proporcionam excelentes espaços para a organização de eventos, nomeadamente, sociais, culturais e desportivos.

O Município de Braga tem vindo a desenvolver um modelo de desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades e expetativas atuais dos bracarenses, sem comprometer a sua capacidade futura.”

 Texto retirado de CM-BRAGA

 Outros conteúdos desta área

Valorização e Promoção Ambiental

Quinta Pedagógica de Braga

Canil/Gatil de Braga

Qualidade de Ar

Qualidade de água

Gestão de Resíduos

Gestão de Ruído

Espaços Verdes

Praias Flúviais

“Reconhecendo no Desporto o meio privilegiado para a adoção de hábitos de vida saudáveis, individuais e coletivos, o Município aposta na promoção das condições físicas e na criação de oportunidades, de modo a incentivar os bracarenses para a sua prática regular, contribuindo para o seu bem-estar físico e emocional.

Aumentar a Qualidade das práticas desportivas e diversificar a oferta desportiva são os grandes desafios do Município, que conta com o apoio fundamental do Associativismo Concelhio.”

Texto retirado de CM-BRAGA

Carta Desportiva

Projetos

Eventos

“Consciente do papel essencial da Educação na construção de uma sociedade coesa, inclusiva e participativa, o Município de Braga dispensa uma atenção redobrada a esta área de atuação.

É pela educação que crianças e jovens adquirem as competências pessoais e sociais que permitem o seu desenvolvimento pleno, enquanto pessoas e cidadãos. A educação possibilita que cada criança e jovem se exprima, afirme e desenvolva a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade.  

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Braga assume, não só as funções que lhe estão legalmente confiadas pela Administração Central, mas também as que permitem dar resposta a outros desafios que se apresentam quando o objetivo a alcançar é UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS:

  • Com equidade no acesso à educação;
  • Na construção de uma escola inclusiva
  • Na integração e cooperação entre toda a comunidade educativa;
  • No apoio ao aluno, ao educador e ao encarregado de educação;
  • Na criação de uma consciência e pertença à comunidade.

 

E porque Braga é uma a Cidade Educadora, o Município procura desenvolver a sua atuação municipal, de forma transversal e coordenada, interagindo e integrando os vários agentes educadores, de modo a tornar Braga não só o espaço mas sobretudo a oportunidade para que a Educação aconteça ao longo da vida dos bracarenses, à luz dos  Princípios da Carta das Cidades Educadores, da qual Braga faz parte desde 2000.”

Texto retirado de CM-BRAGA

Concelho Municipal da Educação

Carta Educativa

Centro de Recursos Educativos

 Escola de Educação Rodoviária Rede de Bibliotecas Escolares

Cidade Jovem e Dinâmica

“Considerada uma das cidades mais jovens da Europa, Braga vive com (a) Juventude.

Vendo nos jovens o futuro de Braga, é missão do Município a criação de todas as condições que permitam assegurar o seu futuro com autonomia, segurança, iniciativa e responsabilidade. Nesse sentido, a estratégia Municipal assenta em cinco grandes pilares:

  • Estimular a participação cívica dos jovens nas dinâmicas sociais em que se inserem;
  • Promover e sensibilizar os nossos jovens para estilos de vida saudáveis e cívicos;
  • Assegurar acompanhamento aos jovens bracarenses, naqueles que são os momentos de escolha e de mudança, e que por vezes difíceis, como a empregabilidade;
  • Promover o empreendedorismo, a criatividade e o conhecimento como elementos de desenvolvimento pessoal, profissional e social.

A Autarquia promove a sua ação de encontro a estes propósitos, em permanente relacionamento e interação com os diferentes agentes sociais, que centram a sua atividade em prol da Juventude.”

Texto retirado de CM-BRAGA

Concelho Municipal da Juventude

Programas/Projetos

“A problemática e a preocupação premente com aspetos relacionados com a Saúde e Bem-Estar encontram-se já bem presentes em grande parte dos programas de atividade física e das várias atividade de promoção de hábitos de vida ativa e saudável, sendo um aspeto transversal nesta relação. No entanto, dada a importância cada vez mais premente nesta área, o Município apresenta um vasto número de programas e eventos que pretendem dar uma resposta social a todos os munícipes, em áreas de grande lacuna, assim como desenvolve alguns programas específicos na área da saúde e prevenção da doença.”

Texto retirado de CM-BRAGA

Projectos